CTI NET

Fone: (75) 3593-2213 Cel: (75) 99993-9721 E-mail: ctinet2@gmail.com

sábado, 7 de abril de 2012

Açude de Heliópolis Bahia

Açude de Heliópolis, José Marcos
Açude de Heliópolis Bahia, esse açude foi construído a mais de 50 anos, para amenizar os problemas das longas estiagens nessa região, nuca tinha secado.
 Os moradores das áreas próximas cavam buracos no solo para armazenar água das chuvas, esses buracos são chamados de tanques ou fontes de água, essas fontes servem para dar água aos animais e para o consumo humano, mas elas são muito pequena e seca logo nos primeiros meses de estiagem, ai todos recorre ao açude.
 O problema é que o açude está secando, e os moradores que não dispõem de água encanada, não irão ter mais água para dar aos animais, se isso acontecer, muitos animais irão morrerem de sede. A previsão que o resto de água que ainda tem no açude só dure até no máximo um mês.
 Os moradores que reside nas margens do açude utilizam suas águas para irrigação, o principal meio de sustento deles, ficará bem difícil a vida desses moradores depois que o açude secar.
 Fui até o açude e conversei com alguns moradores, que estão assustados, nunca viram isso acontecer, eles me falaram também que alguns açudes de cidades próximas já secara e os ainda com água, secarão logo.
 O inverno aqui foi de poucas chuvas, chuvas fracas que não deu para encher o açude e já faz um bom tempo que não chove. Nossa cidade Heliópolis Bahia, fica a 12 Km da divisa com o estado de Sergipe, a 12KM de Poço Verde Sergipe, que também sofre com a estiagem, o açude de lá também já está quase seco.
 
 
Pela primeira vez a mais de 50 anos de sua construção,     
o açude está seco (07/04/2012)


  Depois de um longo período de estiagem e pela primeira vez a mais de 50 anos de sua construção,     o açude está seco, os moradores que dependiam totalmente dele para sobreviverem estão desesperado, alguns até já colocaram suas terras a venda e irão se mudarem para outros lugares, pois não da para sobreviver sem a água do açude.

Açude de Heliópolis, José Marcos
Açude de Heliópolis, José Marcos
Açude de Heliópolis, José Marcos
Açude de Heliópolis, José Marcos 07/04/2012
Açude de Heliópolis, José Marcos 04/07/2012.
Açude de Heliópolis, José Marcos 07/04/212.
Marcos Açude de Heliópolis

6 comentários:

  1. Dificl imaginar hein....conheço bem a região e sei o quanto o açude é importante para as família o tem como uma das poucas fonte de rende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lamentável vermos nosso açude nessa situação, pois, ele é parte importante da História do município.

      Excluir
  2. ah 2 anos eu e o amigo saudoso delé fizemos uma campnha p/ recuperaçao do açude pelo orkut,aproveito essa brilhante iniciativa do amigo gilberto jacó pelo facebook p/ renovar meu apelo!"salvem nosso açude!valeu abr

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Romeu, filho de Albino, moro em Brasilia há 22 anos. Vou me Heliópolis a cada três anos e me decepciono sempre hoje vendo o açude nessas condições sinto mais que desgosto, sinto vergonha, Pois o açude sempre pertenceu a seis donos das margens que pediam para que o açude secasse para que aumentassem as suas propriedades, Deus ouviu à vocês.
    Não posso esquecer os ex-prefeitos de Heliópolis que também sua maior parcela de culpa, pois poderiam ter evitado se tivessem pensado no futuro, desculpem meu repudio pois sou um sobrevivente do açude de Heliópolis-BA.

    ResponderExcluir